segunda-feira, 4 de agosto de 2008

E a final da Prévia do Calango rendeu duas vagas

A final da prévia do Festival Calango contou com 10 bandas que se articularam de todas as formas para conseguir o voto, desde leva um ônibus de cidades vizinhas até um zine com as letra das músicas. E valeu a pena. Os shows também não deixaram a desejar, o que mostra o quanto a cena pode se reinventar e produzir muito coisa boa e nova. Mas a noite estava só começando, ainda tinham muitas surpresas.

Banca de Distribuição
Vendas de camisetas e assessórios de bandas locais e nacionais durante a prévia. No Calango os preços erão reduzidos. Visite-nos.


Zenfim

Show competente, sem muita firula e com boa presença de palco. Embora não tenha vencido a final, a banda também articulou na divulgação, criando um fly virtual que circulou na internet. Uma das boas iniciativas que servem não só para eventos como as prévias, mas para divulgar a banda posteriormente, olha aí:




Kallima


A Kallima fez uma campanha no Orkut e foi a campeã na enquete aqui no Blog. Levou 301 votos, mais de 150 a mais da segunda colocada. Sábado fizeram um show bem melhor do na primeira prévia, na Chapada dos Guimarães. A banda deve continuar tocando depois da prévia, só falta ensaiar mais pra ficar redondo.


N3Cr

Os Confederados de Várzea Grande levou todo mundo para a préveia, fez campanha no Orkut, lançou um artigo sobre a a escolha do voto nas prévias, levou uma faixa para o show e ainda fez uma apresentação eletrizante. O Hardcore melódico levou a galera pra cantar junto, principalmente no final, que a galera se juntou e cantou em côro: "porra caralho libera isso aí, deixa de moage..." o que valeu um mosh do vocalista André - momento da foto acima.


Contra Pentes


Contra pentes trouxe um ônibus de Santo Antonio, 60 Km de Cuiabá, conseguiu muitos votos mas não levou. O show não foi satisfatório mas valeu pela euforia dos amigos que foram lá prestigiar o quinteto. Os problemas técnicos não ajudaram, mas a banda ainda tem muita estrada pela frente.

Zortin


Zortin foi a banda que fez o show mais profissional da noite. Não venceram pelo número de votos, mas se a banda continuar - com certeza - nem vai passar por prévia no próximo ano.

Vitrolas Polifônicas

O show do Vitrolas foi cheio de problemas no som, o que fez o microfone principal sumir no meio do show mas que no final das contas não trouxe maiores problemas: a galera foi pra cima e após ouvir o grito da Maysa: Vocês são os vocalistas do Vitrolas - A galera entrou no palco e tinha a letra na ponta da lingua, esse tumulto no palco só contou pontos para a banda. O blues ainda está cru e não tão elaborado, mas é perceptível a melhora da banda sempre depois de cada show.

Lynhas de Montagem

A Lynhas de Montagem é outra banda que voltou recentemente e aposta em suas influências o rock oitentista brasileiro e letras que vão da namorada que fica esperando na praça até a consciência política e social do país. Tudo o que a juventude viveu na época. Não conseguiram muitos votos, mas fizeram uma presentação entusiasmada pra quem conhece a banda das antigas.

Incrise

Com um vocal forte e uma pegada pesada no intrurmental, a Incrise apareceu nas prévias do Calango e já se classificou para a final. Ainda é muito cedo para falar sobre a banda, que ainda está em formulação da identidade. Mas - assim como outras que comentei - é uma banda que não pode deixar de tocar porque não entrou no Calango. A prova disso? Muita gente gostou.

Lóthus

Umas das bandas mais influenciadas pelo rock progressivo que tocou na noite, A Lothus é uma das bandas promissoras desses novos atuantes da cena. Sempre prepocupados com a boa musicalização e perfomances no palco, não conseguiram muitos votos mas tem tudo para entrar de vez na cena e explorar o artístico que falta em muitas bandas novas. Antes de tocar ainda distribuíram um encarte com a letra de "Espíritos da Noite", no qual a loira que está na foto fez uma intervenção teatral. - A música sugou o espírito dela, ´e o que diz o vocalista.

Self Help


A Self Help novamente fez um show que agradou os antigos (na verdade muita gente das antigas gostou da noite). A banda voltou depois de quase cinco anos sem tocar e ainda tem que acertar muitas coisas. Técnicamente ainda estão se arredonando mas a performance do vocalista ainda continua na mesma pegada, e segundo ele a banda volta com tudo.


E na soma dos votos:

Voto Júri Popular
1 – N3Cr (10 pontos) – 119 votos
2 – Contra Pentes (9 pontos) – 80 votos
3 – Vitrolas Polifônicas (8 pontos) – 49 votos
4 – Kallima (7 pontos) – 30 votos
5 – Self Help (6 pontos) – 22 votos

Voto Júri Técnico
1 – Zortin (10 pontos)
2 – Lynhas de Montagem (9 pontos)
3 – Self Help (8 pontos)
4 – Vitrolas Polifônicas (7 pontos)
5 – N3Cr (6 pontos)

Resultado:
Bandas que vão tocar no Festival Calango 2008.
1º N3Cr
2º Vitrolas Polifônicas


Texto Dewis Caldas
Fotos Paulo Kyd

Nenhum comentário: