quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Há algo novo dentro do ovo


É o Coletivo Novo! um coletivo de moda que começou a partir do espaço "Inventando Moda" no Festival Calango 2008, tendo como idealizadores a produtora Bárbara Rosa (PADAM), a designer Nara Silver (Vovó Silver) e conta com o apoio da produtora de moda Juliana Tambosi.

O coletivo vem com a intenção de fomentar a produção do mercado alternativo local, visando reunir vários criadores e assim poder cada vez mais incentivá-los em suas produções. Dentro da formação do Coletivo estão as grifes Loca da Bucelci, Victor Q, Vovó Silver, Padam e Volume Grife, os quais já se reuniram e debateram sobre algumas demandas que vem surgindo com o Coletivo que mesmo ainda num processo embrionário, já tem muitos alguns projetos futuros como a primeira Convenção de Moda Alternativa de Cuiabá - prevista para novembro.

- Para saber noticias sobre o Coletivo Novo e suas produções, além dos eventos onde estará a realizar e/ou expor, entre outras noticias sobre o mercado de moda alternativo cuiabano entre no http://coletivonovo.blogspot.com/

- O Coletivo Novo irá expor na SEMANA DA MÚSICA (31 a 6 de Setembro no Sesc Arsenal), no Underlab (6 de Setembro no Clube Feminino) e no mesmo dia em Goiânia, no Festival Vaca Amarela.

Por Bianca Poppi / Distribuição / Volume Grife
Foto Paulo Kyd

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Agencie-se: Tua banda está na Internet?


André, do N3cr, agradecendo quem votou na banda na prévia do Calango - usando os espaços da internet.

A melhor maneira de fazer sua banda se expandir é através da Internet - e não tem conversa. A rede mundial tem inúmeros sites que comportam desde vídeos até Mp3, de gravação de ensaios até uma inteiração em vídeo com seu público. O negócio é aprender e ter disposição pra usar essas ferramentas. Pra ter uma idéia, aqui em Cuiabá temos cerca de sessenta My Spaces de banda e boa parte deles está lá jogado faz tempo, sem acessos, amigos, fóruns. Quase nenhuma banda tem uma conta no You Tube e muitas vezes nem um Fotolog consegue manter a periodicidade.

No final é aquela história. Se você não quer fazer tem gente que faz, aí você perde espaço. É fácil abrir aí a net e ver algumas possibilidades como YouTube, MySpace, Imeem, Orkut, Mugg, Flickr, Trama Virtual, Hi5, Wordpress, Blogger e o Facebook, que são fáceis de manusear e você ainda acha todo mundo pra adicionar.

O negócio e fácil: se a banda tem 4 integrantes, cada um fica responsável por um ou dois veículos que a banda tem e a coisa vai fluindo. Em Cuaibá, listamos as 25 bandas mais acessadas. Sua banda tem quanto tempo, será que está aqui?


sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Jà tem a sua Camiseta da Volume Grife?

Mikhail, guitarrista do Snorks, usando a camiseta Hellcity, da Grife

Volume Grife é mais um ação da Volume – Voluntários da Música, através do projeto de moda da Comissão de Distribuição lançado n Festival Calango 2008, que tem por objetivo não só fomentar o crescente mercado cuiabano, mas também fazer valer todo o investimento na cultura independente que a cidade recebe hoje. Nessa perspectiva, Bianca Poppi e Patrícia Maciel iniciaram um projeto de moda que teria duas principais inspirações: O coletivo Volume, não no seu conceito institucional mas na sua expressão como coletivo local. E a marca Hellcity, que leva a identidade roqueira da capital para fora pelo conceito de produção cultural adotado por aqui.

A idéia da grife surgiram a partir da oficina "Invente Sua Moda" dada em 10 colégios no mês passado com os quadros de produção da Volume através do projeto "Calango na Escola", idealizado pelo Instituto Cultural Espaço Cubo. Além do lançamento da grife haverá o start de um coletivo de moda - o recém criado Coletivo Novo – que terá a participação de outras grifes alternativas daqui como a Padam, Nara Silver e E.h. Essa ação coletiva faz parte do projeto intitulado Inventando Moda no Festival Calango, do qual participarão outros doze produtores de moda e onze produtores de artes visuais.

Adicione o perfil da grife no Orkut.
http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=17010646934030842523

Adquira sua camiseta na Banca de Distribuição da Volume.

E lá vem a Semana da Música...

Saiu a programação.
A Semus - Semana da Música começa dia 31 de agosto e vai até 07 de setembro e tem por objetivo qualificar os atuantes da música no estado. A ficha de inscrição ja está disponível no Blog da semana: www.semus.blogger.com.br

E a Banca de Distribuição vai estar lá, todos os dias. Com novos produtos e promoções.

Confira aí:
OFICINAS

GUITARRA - Carlos Vinicius (DF) - 08h às 10h
BAIXO - Ebinho Cardoso - 08h às 10h
PIANO - Ricardo Nakamura (DF) - 08h às 10h
BATERA - Sandro Souza - 10h às 12h
EDUCAÇÃO MUSICAL - Marília Cortez - 10h às 12h
HARMONIA - Sidnei Duarte - 10h às 12h
IMPROVISAÇÃO - Sidnei Duarte - 14h às 16h
PRODUÇÃO MUSICAL - Tchuka Jr - 14h às 16h
LOCAL: SESC ARSENAL

OFICINA DE DESIGN COM BICICLETA SEM FREIO(GO) 14h às 16h
LOCAL: MISC

GRAVAÇÃO – Iuri Freiberger – 14 a 22 de setembro

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS
Sandro Sousa - (domingo 31/08) 20h Teatro
Sidnei Duarte Trio - (terça-feira 02/09) 20h Teatro
Ricardo Nakamura - (quarta-feira 03/09) 20h Teatro
Linha Dura - (quinta-feira 04/09) 20h Jardim
Carlos Vinicius - (sexta-feira 05/09) 21:30h Jardim

SEMINÁRIOS:
03/09 – Projetos bem sucedidos na Educação Musical Matogrossense – 18:30
04/09 – A obrigatoriedade da Educação musical no ensino fundamental – 18:30
05/09 – Economia Solidária na Música - 18:30

Informações:
semus@gmail.com
sesc arsenal - (65) 3616-6900
misc - (65) 3023-1794

Foto Paulo kyd

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Tirando a Ressaca do Calango

Quem foi no MISC neste sábado bebeu um pouco mais e tirou a Ressaca do Festival Calango. Além das cinco bandas que se apresentaram, ainda foi o dia de lançamento da primeira edição da coletânea Hellcity, com 15 bandas cuiabanas e seus diferentes gêneros e estilos. O cd está a venda na Banca de Distribuição da Volume por R$8. Vai lá e Confira.

E ainda rolou muito mais...

Estande da Volume Grife e do Coletivo Novo - de moda. Exposição e venda das coleções lançadas no Festival Calango e peças customizadas.

Shows
Cerca de 70 pessoas estiveram lá e o melhor da noite foi o público intimista, dançante e que participou de todos os shows, e todo mundo - entre uma cerveja e outra - saiu de lá muito bem satisfeito.

Zortin


Vitrolas Polifônicas

Los Bobs

Self Help

E a surpresa: Snorks!


Fotos Paulo Kyd e Francys
www.flickr.com/hellcity

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Sábado tem a Ressaca do Calango

Quem foi no Festival Calango 2008 viu o meior evento de artes do estado se tornar um dos maiores do Brasil. E sábado tem a Ressaca. Com as bandas locais que se apresentaram no Centro de Eventos do Pantanal. Vai nessa?

E se não deu pra comprar nada na Banca de Distribuição no Calango, compre lá no MISC, neste sábado. Com novos Cd's, camisetas e assessórios das bandas e selos que participaram do Festival.

Veja as fotos:
www.flickr.com/festivalcalango
www.flickr.com/festivalcalango2
www.flickr.com/festivalcalango3
www.flickr.com/festivalcalango4
www.flickr.com/festivalcalango5
www.flickr.com/festivalcalango6
www.flickr.com/festivalcalango7
www.flickr.com/festivalcalango8
www.flickr.com/festivalcalango9

e a cobertura de tudo o que rolou:
www.foradoeixo.org.br

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Acompanhe ao vivo o Festival Calango


Como um grande laboratório de produção coletiva no campo do jornalismo cultural, a cobertura dos seminários e debates - e a partir de hoje os shows - do Festival Calango 2008 é feita por um grupo de jornalistas que trazem informações em tempo real e com análises sobre o contexto de cada ação dia-a-dia do que ocorre na programação do Festival. Todos eles são integrados à coletivos dos diferentes Estados que participam do Congresso Fora do Eixo como o Coletivo Goma (Udi/MG), Catraia, Cufa, Volume, Panamby e Espaço Cubo, as quatro últimas de Cuiabá.

Acesse www.foradoeixo.org.br


No Cetro de Eventos do Pantanal durante o Calango visite:

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

E a final da Prévia do Calango rendeu duas vagas

A final da prévia do Festival Calango contou com 10 bandas que se articularam de todas as formas para conseguir o voto, desde leva um ônibus de cidades vizinhas até um zine com as letra das músicas. E valeu a pena. Os shows também não deixaram a desejar, o que mostra o quanto a cena pode se reinventar e produzir muito coisa boa e nova. Mas a noite estava só começando, ainda tinham muitas surpresas.

Banca de Distribuição
Vendas de camisetas e assessórios de bandas locais e nacionais durante a prévia. No Calango os preços erão reduzidos. Visite-nos.


Zenfim

Show competente, sem muita firula e com boa presença de palco. Embora não tenha vencido a final, a banda também articulou na divulgação, criando um fly virtual que circulou na internet. Uma das boas iniciativas que servem não só para eventos como as prévias, mas para divulgar a banda posteriormente, olha aí:




Kallima


A Kallima fez uma campanha no Orkut e foi a campeã na enquete aqui no Blog. Levou 301 votos, mais de 150 a mais da segunda colocada. Sábado fizeram um show bem melhor do na primeira prévia, na Chapada dos Guimarães. A banda deve continuar tocando depois da prévia, só falta ensaiar mais pra ficar redondo.


N3Cr

Os Confederados de Várzea Grande levou todo mundo para a préveia, fez campanha no Orkut, lançou um artigo sobre a a escolha do voto nas prévias, levou uma faixa para o show e ainda fez uma apresentação eletrizante. O Hardcore melódico levou a galera pra cantar junto, principalmente no final, que a galera se juntou e cantou em côro: "porra caralho libera isso aí, deixa de moage..." o que valeu um mosh do vocalista André - momento da foto acima.


Contra Pentes


Contra pentes trouxe um ônibus de Santo Antonio, 60 Km de Cuiabá, conseguiu muitos votos mas não levou. O show não foi satisfatório mas valeu pela euforia dos amigos que foram lá prestigiar o quinteto. Os problemas técnicos não ajudaram, mas a banda ainda tem muita estrada pela frente.

Zortin


Zortin foi a banda que fez o show mais profissional da noite. Não venceram pelo número de votos, mas se a banda continuar - com certeza - nem vai passar por prévia no próximo ano.

Vitrolas Polifônicas

O show do Vitrolas foi cheio de problemas no som, o que fez o microfone principal sumir no meio do show mas que no final das contas não trouxe maiores problemas: a galera foi pra cima e após ouvir o grito da Maysa: Vocês são os vocalistas do Vitrolas - A galera entrou no palco e tinha a letra na ponta da lingua, esse tumulto no palco só contou pontos para a banda. O blues ainda está cru e não tão elaborado, mas é perceptível a melhora da banda sempre depois de cada show.

Lynhas de Montagem

A Lynhas de Montagem é outra banda que voltou recentemente e aposta em suas influências o rock oitentista brasileiro e letras que vão da namorada que fica esperando na praça até a consciência política e social do país. Tudo o que a juventude viveu na época. Não conseguiram muitos votos, mas fizeram uma presentação entusiasmada pra quem conhece a banda das antigas.

Incrise

Com um vocal forte e uma pegada pesada no intrurmental, a Incrise apareceu nas prévias do Calango e já se classificou para a final. Ainda é muito cedo para falar sobre a banda, que ainda está em formulação da identidade. Mas - assim como outras que comentei - é uma banda que não pode deixar de tocar porque não entrou no Calango. A prova disso? Muita gente gostou.

Lóthus

Umas das bandas mais influenciadas pelo rock progressivo que tocou na noite, A Lothus é uma das bandas promissoras desses novos atuantes da cena. Sempre prepocupados com a boa musicalização e perfomances no palco, não conseguiram muitos votos mas tem tudo para entrar de vez na cena e explorar o artístico que falta em muitas bandas novas. Antes de tocar ainda distribuíram um encarte com a letra de "Espíritos da Noite", no qual a loira que está na foto fez uma intervenção teatral. - A música sugou o espírito dela, ´e o que diz o vocalista.

Self Help


A Self Help novamente fez um show que agradou os antigos (na verdade muita gente das antigas gostou da noite). A banda voltou depois de quase cinco anos sem tocar e ainda tem que acertar muitas coisas. Técnicamente ainda estão se arredonando mas a performance do vocalista ainda continua na mesma pegada, e segundo ele a banda volta com tudo.


E na soma dos votos:

Voto Júri Popular
1 – N3Cr (10 pontos) – 119 votos
2 – Contra Pentes (9 pontos) – 80 votos
3 – Vitrolas Polifônicas (8 pontos) – 49 votos
4 – Kallima (7 pontos) – 30 votos
5 – Self Help (6 pontos) – 22 votos

Voto Júri Técnico
1 – Zortin (10 pontos)
2 – Lynhas de Montagem (9 pontos)
3 – Self Help (8 pontos)
4 – Vitrolas Polifônicas (7 pontos)
5 – N3Cr (6 pontos)

Resultado:
Bandas que vão tocar no Festival Calango 2008.
1º N3Cr
2º Vitrolas Polifônicas


Texto Dewis Caldas
Fotos Paulo Kyd